Iuca (Yucca)

Nome botânico: Yucca sp.
Nomes populares: iúca, yucca, vela-da-pureza, pita
Angiospermae – Família Agavaceae (ex–Liliaceae)
Origem: México e Guatemala









Descrição: Arbusto de altura variável conforme a espécie, de folhas rígidas e laminares, muitas providas de espinho na ponta, dispostas em roseta ao longo do tronco, com poucas ramificações.
As flores são em formato de sino, brancas, perfumadas e comestíveis, dispostas em grande inflorescência do tipo panícula surgindo durante o verão.
Pode ser cultivada no Brasil todo.

Espécies do Gênero Yucca:

- Yucca aloifolia: De folhas rígidas, com 0,60m de comprimento, altura até 8,0 m e flores brancas com sombra violeta, com florescimento do verão ao outono.

A variedade Y.aloifolia ‘Marginata’ tem as margens das folhas amarelas, a ‘Tricolor’ tem cor branca ou amarela no centro da folha e a ‘Variegata’ tem folhas verdes com margens brancas.



- Yucca elephantipes: Uma das mais cultivadas no país, atinge cerca de 9,0 m, tem o tronco bem rugoso com as folhas verde escuras de margens serrilhadas e com até 1,20 m de comprimento.
Esta espécie de iuca não possui espinhos.
Muito usada em paisagismo de praças e condomínios, tende a formar grandes grupos pela emissão de filhotes junto à planta inicial.










- Yucca gloriosa: Altura em torno de 1,80 m, mais indicada para jardins de cactáceas e rochosas.
Folhas de cor verde intenso com espinhos na ponta e flores brancas em grandes panículas, formadas no início do verão.







- Yucca filamentosa: Também conhecida como iuca-mansa,de altura até 1,80 m, forma roseta basal de folhas finas cor verde-acinzentadas com filamentos esbranquiçados nas margens e com pontas sem espinhos.

As flores estão dispostas em grandes panículas eretas de até 1,80m acima da planta.
É a mais ornamental do gênero, podendo ser cultivada em renques ou em conjunto com outras cactáceas.









- Yucca filifera: Iuca dourada, de altura até 9,0 m, folhas mais largas que se dobram ao meio pelo peso, na cor amarela com listras e margens verdes.
Suas flores são cor creme e dispostas em panículas pêndulas.









Como Plantar a Yucca: São plantas adaptadas a regiões áridas, resistentes ao sol, maresia, calor e alguma tolerância ao frio.

Desenvolvem-se bem em solos arenosos com boa drenagem.
Para plantar, revolver a terra do canteiro em profundidade de 0,40 cm, acrescentando elementos particulados de composto orgânico, adicionando areia se o solo for muito compactado e argiloso.
Na cova de plantio adicionar 100 g de fosfato natural de rochas, 200 g de adubo animal de curral bem curtido e 100 g de adubo NPK formulação 10-10-10.
Fazer a cova maior que o torrão, retirar a muda do recipiente com cuidado, acomodar a planta na cova e aconchegar a mistura indicada ao redor, cobrindo quaisquer raízes

Firmar a terra ao redor e regar.

A melhor época para plantio é no inverno ou na época das chuvas.

As regas posteriores devem ser espaçadas, somente em épocas de muito calor e sem chuvas.

O espaçamento indicado para renques é de 1,0 m entre plantas de tamanho pequeno a médio, como desenvolve grande touceira, devemos deixar espaço para seu crescimento.

Sua consorciação com outras suculentas e cactáceas deverá receber o mesmo tipo de espaçamento, pois é muito invasiva.
Mudas e propagação da Iuca


Para fazer mudas é costume cortar ramos que se desenvolvem em plantas mais antigas, retirar rebentos que surgem junto à planta- mãe e também por sementes.

Fonte: Fazfacil

Nenhum comentário: